Escola1

A música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.

Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não gosta de ouvir, cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, com os mais diversos fins. Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.

Baseando-se nesse enorme conhecimento do papel que a música possui em nossa sociedade, diversas escolas têm incluído essa arte no cotidiano dos trabalhos escolares com objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa arte da vida dos alunos.

Sabendo que em nossa cidade a música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano da nossa população e é vista por eles como uma atividade prazerosa, nos motiva ainda mais dar continuidade a esse trabalho que teve início em 1967, sob a batuta do Maestro Capitão Antísthenes Loureiro, fundador da Sociedade Musical Estrela dos Artistas.

Escola2

Escola3

A Sociedade Musical Estrela dos Artistas criou e mantém sua Escola de Música pois sabe da importância de oferecer a toda população uma atividade que vá além do currículo e do âmbito da Escola, pois é certo que a música, a dança e as demais artes fazem parte do dia-a-dia das pessoas, independente de sua classe socioeconômica.

Não se pode pensar na educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mas que isso, o trabalho da Sociedade Musical Estrela dos Artistas é, através da suas aulas de música, formar seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos, nosso objetivo maior, é o compromisso com a cidadania.

É de amplo conhecimento que a vivência musical possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras. Por meio da educação musical há a possibilidade de se proporcionar ao educando a vivência com outros contextos sócio-culturais. Destaca-se ainda a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de músicas em outras línguas.

Assim, estamos certo que através de nossas aulas de música desenvolvemos a auto-estima, valorizamos os dons apresentados para a musicalização e contribuímos fortemente para melhoria da disciplina de nossas crianças e adolescentes. Além disso, com o aprendizado musical, os alunos tornam-se mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis, principalmente em suas atividades escolares normais.

Esperamos que o amor e apreço pela música irradie da Sociedade Musical Estrela dos Artistas para dentro da casa de cada aluno e para o dia-a-dia da nossa comunidade de modo geral, visando entre outras coisas a diminuição de tempo ocioso, contribuindo para não inserção do aluno na marginalização, na violência, ou qualquer outra ocupação negativa para sua formação.

 

Escola4